No dia 20 de outubro de 2017, em Águas Vermelhas, Minas Gerais, a Escola Estadual Cel. José Venâncio de Souza realizou o I Corujão do ENEM, um projeto inédito e desafiador, que teve por objetivo proporcionar a seu público, os alunos do ensino médio, uma revisão geral de conteúdos, dada a chegada do Exame Nacional.

A partir de maratonas noturnas de estudos, iniciadas às 19 horas da sexta-feira e estendidas até as 6 horas do sábado, o Corujão recebeu em torno de 170 estudantes de diversas escolas estaduais dos municípios locais (Águas Vermelhas, Divisa Alegre, Divisópolis, Berizal e Pedra Azul) e em torno de 30 profissionais da educação, dessas mesmas localidades e até de outro Estado (Bahia).

O Corujão teve como plataforma pedagógica o aporte nas atividades de ensino-aprendizagem, utilizando de uma abordagem crítica dos conteúdos, presentes em todas as disciplinas, e que são cobrados no ENEM. Nessa abordagem procurou-se desenvolver atividades em formato caráter oficina/aula/revi-show, valendo-se das tecnologias disponíveis, como transmissão ao vivo pelo Facebook, além de todos os registros captados pelos smartphones.

Apostou-se ainda num universo pedagógico de ensino, em que se buscou usar uma linguagem arte-educação, aproximando-se do teatro, da musicalização e dos experimentos práticos, em detrimento das chamadas “aulas tradicionais”, o que tornou o evento mais leve e atrativo, garantindo a atenção, o interesse e a permanência dos alunos até o final.

Uma interface de conhecimento esteve em evidência, na medida em que se colocou em prática, verdadeiramente, o sentido da palavra interdisciplinaridade. Professores de Biologia, Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, atuando no mesmo espaço, interagindo e compartilhando o conhecimento com seus alunos.

Além de proporcionar um momento de revisão, envolvendo todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, o Corujão trouxe ainda momentos de descontração: entre o intervalo de uma aula e outra, foi apresentada uma programação diversificada, construída no movimento do corpo e da mente. Ao movimento do corpo, apostou-se nas coreografias, atividades de relaxamento e atividades físicas. Ao movimento da mente, inclusão de dicas de concentração para a prova do ENEM, dicas de postura, dicas de alimentação e desafios do conhecimento ao estilo da brincadeira “torta na cara”.

Sendo assim, a I Edição do Projeto Corujão inaugurou um novo formato de educação nessa porção do Vale do Jequitinhonha, não apenas por visar a retomada de conteúdos trabalhados no espaço- tempo da sala de aula, mas também por contribuir para a construção do conhecimento de forma coletiva. Ainda, proporcionou a inter-relação entre diferentes escolas, aproximando estudantes que ali compactuaram dos mesmos dilemas que antecedem uma seleção da complexidade que é o ENEM, além das interações diversas, olhares múltiplos e fluxo de informações, presentes na integração entre professor/aluno, professor/professor.

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Almenara

Rua Antônio Gil, 58 - Centro

CEP: 39 900-000 - Almenara - Minas Gerais

Telefone: (33) 3721 9410